A Receita Previsível começou como uma metodologia para mudar o cenário de vendas da Salesforce e se tornou estratégia para milhares de empresas no mundo - inclusive da Ramper.

A metodologia baniu cold calls, abordagens invasivas, falta de processos e outros problemas originados na forma tradicional de vender, substituindo por processos mais estruturados, inteligência estratégica, prospecção mais assertiva com ZERO cold calls.

Primeiros passos da Receita Previsível

1ª etapa: ICP

Para começar com o pé direito é importante definir o ICP - perfil de cliente ideal. É uma etapa estratégica definida por elementos demográficos como: região, cargo e setor.

Algumas perguntas para definir o seu ICP:

  • Qual indústria mais precisa da sua solução?
  • Qual o tamanho da empresa? Pequena, média ou de grande porte?
  • Em qual região a sua solução faz mais sentido? Dentro do estado? Nível nacional?

Geralmente é na primeira etapa que as empresas falham, prejudicando todo o processo de venda.

2ª etapa: construa sua lista de contatos

É fundamental construir uma base sólida de contatos. Quantidade importa, mas se esses contatos não estiverem dentro do seu ICP, não haverá "match" com a sua solução e todo o esforço será reduzido para quase nenhuma oportunidade de venda.

O Ramper gera mais leads qualificados e te ajuda a construir uma base com contatos em potencial para fechar negócio com você.

3ª etapa: faça campanhas de e-mail outbound

Depois da estratégia e do planejamento, chegou a hora de você criar as cadências de e-mail e colocar a sua prospecção em piloto automático.

Os e-mails são simples e personalizados. GIF, vídeo, anexo ou imagem em HTML não devem ser usados.

Nessa etapa, o call-to-action não é vender, e sim marcar uma call ou reunião presencial para entender o negócio e a necessidade do prospect para conseguir qualificá-lo (lembre-se que a qualificação é feita com base no seu ICP).

4ª etapa: venda o sonho

Durante a call ou reunião presencial, não venda os recursos do seu produto ou serviço, e sim a solução que será dada para o lead.

Ao adquirir a sua solução ele vai economizar tempo? Dinheiro? O que ele ganha de fato?

Venda o sonho e o torne palpável.

5ª etapa: passe o bastão

Se o lead é qualificado, ou seja, corresponde a todos os critérios da sua estratégia, chegou a hora de passá-lo para o vendedor.

Essa passagem de bastão deve ser realizada de maneira suave, para que o “bastão” (leia-se lead) não caia e a oportunidade não seja perdida.

Dica de leitura

Agora que você já tem uma leve noção de como é feita a prospecção no cold calling 2.0, chegou a hora de dominar o assunto.

Selecionamos os principais artigos do nosso blog para quem quer dar os primeiros passos no outbound marketing com sucesso.

Sugerimos que a leitura seja feita na ordem abaixo, pois o seu entendimento ficará mais linear e você conseguirá avançar sem grandes tropeços.

🔗 O que é Outbound Marketing?

🔗 A Bíblia de Vendas e os 9 mandamentos

🔗 Receita Previsível - resumo do Predictable Revenue por quem aplica na prática

🔗 O que são leads?

🔗 Como prospectar e dominar um nicho

🔗 O que é e como definir o perfil de cliente ideal

🔗 Geração de leads previsível, a base do Predictable Revenue

🔗 Cold calling 2.0 e a (r)evolução na prospecção

🔗 Cold call torna-se sinônimo do “Não me perturbe”

🔗 Escrevendo um e-mail de apresentação matador

🔗 10 templates de cold mail que seus prospects irão responder

🔗 Follow-up - a importância de cadências de e-mails na prospecção B2B

🔗 Janela de oportunidade: a melhor forma de agregar “timing” à sua prospecção - explica o conceito da funcionalidade Conectar.

[BÔNUS] Dica de leitura para gestores de vendas

Se você é gestor de vendas, vale complementar o conhecimento com as seguintes leituras:

🔗 HIPERCRESCIMENTO

Resumo dos 24 capítulos do livro Hipercrescimento escrito pelo Aaron Ross (mesmo autor do livro Receita Previsível). É o melhor resumo que você encontrará na internet!

🔗 Ramp You Mind

Série de artigos escritos pelo Ricardo Côrrea. Aqui você aprenderá como definir e comissionar vendedores, passo a passo para criar uma máquina de vendas previsível, como dominar um nicho e muito mais.



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